terça-feira, 29 de março de 2011

O pedrado da Macieira

Causado pelo fungo Venturia inaequalis, o pedrado da macieira desvaloriza a produção e reduz capacidade fotossintética.
O fungo hiberna na forma de pseudotecas que amadurecem na primavera e projectam os ascósporos, com a ocorrência de precipitação. As infecções podem iniciar no início do ciclo vegetativo, logo que comece a existir folhas, mas o risco é sobretudo à floração, altura em a maturação de pseudotecas é máxima. O final da projecção de ascósporos ocorre, aproximadamente a meados de Junho, altura em que, se não houver infecções, a doença deixa de ser uma preocupação.


Para o sucesso no controlo do pedrado existem vários factores: Conhecimento da biologia da doença,  atenção à previsão meteorológica, atenção ao n.º de horas de folha molhada, conhecimento do histórico e das condições do pomar.
A escolha do produto fitofarmacêutico e o posicionamento do tratamento são, também, essenciais para o sucesso do controlo da doença. Existem muitos produtos fitofarmacêuticos, mas pertencendo a um número reduzido de famílias químicas. Por este facto, o risco de desenvolvimento de resistências é factor de preocupação.

Para um conhecimento mais aprofundado da doença, convido-vos a lerem a minha tese de mestrado em:

http://repositorio.ipcb.pt/simple-search?query=venturia+inaequalis&submit=Enviar

Sem comentários:

Enviar um comentário